Atualmente, ampliou-se o termo interação e costuma-se utilizar o termo interatividade quando nos referimos às interações que acontecem com a participação de TIC. O termo interatividade sugere abertura para uma idéia de “um mais comunicacional” (SILVA, 1998), para um tipo de comunicação que rompe com as idéias de linearidade, massividade e recepção passiva da comunicação tradicional. É uma nova lógica de comunicação que tem um sentido de abertura e de indeterminância, deixando “no ar” um convite aos participantes para serem co-autores.
Nesse sentido, interatividade é a disposição para mais interação, mais trocas, mais intervenções e construções conjuntas. Essa disposição para mais abertura não fica restrita aos meios digitais. É uma predisposição do indivíduo, que se encontra em suas tendências naturais: quando não há necessidade de garantir a sobrevivência, os indivíduos se comportam de forma a aumentar o número de trocas e a promover a extensão do meio, bem como para aumentar sua mobilidade nesse meio (PIAGET, 1996a).
A interatividade que as TIC proporcionam, dependendo da concepção de conhecimento e aprendizagem do professor, pode representar o grande diferencial da EAD, originando uma mudança radical nos processos ensino-aprendizagem. O professor, na sala de aula presencial, dificilmente consegue dar “voz e vez” a todos os alunos, para que expressem seus pensamentos. A comunicação, na maior parte do tempo, acontece de forma linear, nas linhas do “pensar cartesiano”. Com as TIC e suas possibilidades de interatividade, o professor poderá quebrar a lógica linear e criar suas aulas a partir de uma lógica aberta, complexa, dando lugar para o “pensar complexo” (PRETTO, 2006).
Com essas possibilidades, professor e alunos poderão usar mais e melhor suas capacidades criativas. A preparação da aula passa a incluir um grande processo de criação de cenários e estratégias de ação, de territórios a serem explorados pelos alunos, deixando sempre uma abertura para novas conexões, porém, fundamentalmente, com um quê de indeterminâncias e desafios, tendo-se em vista estimular a curiosidade dos alunos. Uma verdadeira obra de criação que exige abertura e sensibilidade para conhecer os viajantes desses cenários. O aluno viaja por territórios abertos e faz sua própria rota, incluindo desvios, paradas não previstas, construção de territórios anexos, atuando como um co-autor na construção de cada novo território. Para alunos e professores, são claras as idéias de mudança, de criação, de abertura para novos possíveis, de movimento constante.
No entanto, é importante retomar esta questão das TIC, ou seja, o fato de apresentarem tantas possibilidades de interação não garante que esse processo resulte em uma educação mais qualificada para o aprendente. O que certamente fará diferença é a forma como os docentes concebem a origem e a evolução do conhecimento e da aprendizagem, sua forma de ver as outras pessoas e o entendimento que eles têm sobre a repercussão da qualidade das interações no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. A utilização real dos recursos da interatividade, conforme referido anteriormente, só irá acontecer se os professores entenderem que os sujeitos aprendem na interação com o objeto de conhecimento. Se estes professores forem pessoas afetivas e chegarem bem próximo de seus alunos, acreditando que a afetividade é que os move. Só assim entenderão que os alunos gostam e têm o direito de serem bem tratados, com liberdade de expressão e de criação.
Tendo como fundamento do ensino teorias de aprendizagem que valorizem a ação e a qualidade da interação e o aluno – o outro de forma geral – como detentor de inúmeras potencialidades – a Educação, em especial a EAD com suas ferramentas de interatividade, poderá dar o salto qualitativo tão almejado por tantos educadores.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostei muito do seu blog, com artigos diversificados e temas seletos. Parabéns
Obs: sou mais um dos que seguem seu blog.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com
Postar um comentário